História

 

O LAR MARIA IMACULADA foi fundado em 22 de junho de 1936, com a finalidade de acolher meninas carentes, em situação de risco. Num primeiro momento, era internato – conhecido na cidade como Abrigo – e as meninas permaneciam na Instituição em período integral, até completarem 18 anos.

Durante 75 anos, ele atendeu exclusivamente meninas de Mococa e de outros Estados brasileiros, como: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Desde a fundação, foram atendidas duas mil meninas.

Em 2012, iniciamos o atendimento de meninos – fato esse que contribuiu para que houvesse mudanças na estrutura dos serviços prestados e na convivência entre pares.

Hoje o LAR não é mais internato; funciona atendendo um total de 150 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade de 06 a 15 anos no contraturno escolar.

A sede do LAR é própria tendo sido doada pela senhora Leopoldina Pinheiro.

Oferece atividades educativas, recreativas, culturais e de lazer, realizadas por monitores que estão sob a orientação da coordenadora de projetos e de voluntárias. Há acompanhamento constante, feito pela nutricionista, pela assistente social e pela psicóloga. Todos os serviços contribuem para a melhoria da qualidade de vida das crianças e das adolescentes.