Segundo o Estatuto Social da Instituição:

 

 

Objetivo Geral:

 

Oferecer atividades diversificadas, que contribuam para: o desenvolvimento infanto juvenil, a descoberta de habilidades e de potencialidades; ampliar as oportunidades de as crianças e adolescentes participarem de atividades artísticas, culturais, educativas, esportivas, de lazer e empreendedoras, além de possibilitar a formação cidadã e a construção de projetos de vida saudáveis.

 

1.1. Objetivos específicos:

 

I. Desenvolver os aspectos sensório-motor, afetivo-emocional, espiritual, social e cognitivo das crianças e adolescentes respeitando seu processo de maturação, para que todos conheçam e desenvolvam suas habilidades, suas aptidões, suas necessidades e tenham oportunidade de construir seus projetos de vida através dos projetos realizados.

 

II. Favorecer as crianças e os adolescentes, quanto à capacidade de construir novas relações – relações pautadas na identificação e vivência de valores humanos que contribuem com a convivência harmoniosa.

 

III. Estimular a reflexão crítica das crianças e adolescentes preparando-os para o exercício da cidadania e estímulo ao protagonismo juvenil.

 

IV. Oferecer acompanhamento psicológico e nutricional a cada criança e adolescente que necessitar realizando um mapeamento inicial sobre as situações existentes na Instituição.

 

V. Realizar visitas técnicas domiciliares de acompanhamento familiar.

 

VI. Intermediar consultas, exames, acompanhar ao médico (se necessário) em caso da criança estar dentro da Instituição e ocorrer alguma queda ou situações que necessitem levar ao pronto socorro.

 

VII. Realizar a mediação de conflitos entre pares de forma que as crianças e adolescentes tomem consciência sobre a situação ocorrida e se responsabilizem pelas suas atitudes e conseqüências das mesmas.