4 Pilares da Educação da Unesco

 

Os quatro pilares da Educação da Unesco subsidiarão todas as intervenções no ano de 2017. São eles:

 

Aprender a CONHECER arremete à MOTIVAÇÃO: inclui as estratégias utilizadas pelo monitor visando a despertar o interesse da criança e da adolescente e causar motivos para que ele/ela tenham o desejo de conhecer mais sobre o assunto.

 

Aprender a FAZER aí, a criança e o adolescente, através da EXPERIÊNCIA e da PRÁTICA, vão tornando a aprendizagem mais significativa, pois se aprende à medida que se experimenta e se fazemos novas associações.

 

Aprender a CONVIVER proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a EMPATIA, visto que ensina a se ter respeito pelo outro.

 

Aprender a SER, cujas atividades convergirão para a aquisição de novos saberes, valorizando-se a troca de experiência, utilizando-se rodas de conversas e atividades que permitam à criança e às adolescentes desenvolverem sua criatividade, sua criticidade e sua imaginação. É um processo contínuo e, conforme, envolve todos os demais pilares mencionados.

Fonte: Adriana Friedmann em http://www.aliancapelainfancia.org.br/ a partir de referência na lista de discussão 4 pilares.

 

As atividades convergirão para a aquisição de novos saberes valorizando-se a troca de experiência, utilizando-se rodas de conversas e atividades que permitam à criança e às adolescentes desenvolverem sua criatividade, sua criticidade e sua imaginação.