Saúde e Adolescência

 

O projeto de Saúde e Adolescência trabalhará as questões de saúde, adolescência e protagonismo. O trabalho de higiene e saúde tem como objetivo levar a criança a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene. - Identificar doenças causadas por falta de higiene. - Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc. - Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos·.  - Adotar hábitos de auto cuidado respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

Quanto à adolescência, os temas abordados serão corpo, gênero, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, sexualidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos, IST/AIDS entre outros.

Protagonismo juvenil – Nesta oficina será estimulado o protagonismo juvenil dos e das adolescentes através da formação de adolescentes multiplicadores que realizarão oficinas entre pares. Criará espaços para que as adolescentes possam realizar oficinas educativas junto a educadora social nas escolas e Intuições que atendem crianças e adolescentes. Serão abordados temas de prevenção ao uso de drogas (cigarro e tabaco), doenças respiratórias, abuso sexual, Dia de Conscientização sobre o Câncer, Trabalho Infantil,  Obesidade Infantil, Suicídio e Crianças com Deficiência.