Horta, Reciclagem e Meio Ambiente

 

A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano das crianças e adolescentes, mais como parte de suas vidas. A horta serve de objeto de estudo interdisciplinar oferecendo assim condições para que outros projetos na Instituição possam a partir da horta criar situações e atividades para as crianças e adolescentes. Os participantes discutem temas como alimentação, nutrição, ecologia, parasitas, que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. As crianças e adolescentes precisam reconhecer as atitudes inadequadas do homem e que afetam diretamente o meio ambiente através de campanhas de conscientização. Este projeto objetiva-se levar a criança e o adolescente para a horta e através do contato com a terra criar um espaço para que a criança sinta-se importante no processo de plantio, cuidado, colheita e consumo.  A educadora social abordará o que segue: Tipos de solo, reconhecer o solo existente no Lar, identificar as épocas de plantio e de colheita dos alimentos. Identificar as pragas e os parasitas que podem surgir nas plantações e como acabar com elas. Identificar o consumo do que for plantado e o reaproveitamento dos  alimentos. Identificar os tipos de lixo e seu descarte. Trabalhar para onde vai o lixo eletrônico com a criança e incentivar a coleta de pilhas com a finalidade de descarte correto. Identificar o que fazer com as lâmpadas quando queimadas. São assuntos que estão no cotidiano da criança e do adolescente por estar dentro de casa, no entanto, a criança não tem idéia do que é feito com este material.

Campanhas: Economia de água e energia elétrica, coleta seletiva de lixo,  dengue, descarte de lâmpadas e pilhas, campanha do lacre, etc..

Nas atividades de reciclagem serão confeccionados jogos, brinquedos e produtos oriundos de materiais reciclados estimulando a criatividade da criança e do adolescente