OFICINAS

Conheça nossas oficinas socioeducativas.

PROJETOS 2024

OBJETIVO: Oferecer um espaço de convívio grupal, comunitário e social às crianças e adolescentes e seus núcleos familiares. Colaborar para estímulo de aprendizagem, relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, bem como, através de orientações e atividades que desenvolvam o protagonismo, a autonomia, e garanta seus direitos.

TEMAS: Autoestima, criatividade e aprendizagem.

OFICINAS INCLUSAS: Jogos Educativos e Informática.
OBJETIVO: Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. / Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária. / Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios. / Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos. / Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários. / Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades. / Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

TEMAS: Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

OFICINAS INCLUSAS: Cidadania e Saúde, Cinemateca, Liderança, Mundo do Trabalho, Comunicação e Protagonismo, Projeto de vida, Arte, Inclusão Digital, Esportivas e Culturais (Dança e Capoeira), Roda de conversa e Teatro em parceria com a Escola Hortência de Freire Machado.

ARTE

Tem como objetivo estimular a aptidão e a desenvoltura, a criatividade, a coordenação motora fina e conscientização para o reaproveitamento de materiais recicláveis, transformando-os em arte através de vivências relacionadas à sustentabilidade, criatividade e reflexão de como a arte pode ser veículo de expressão e ideias.

CAPOEIRA E ESPORTES

Capoeira: história da capoeira, familiarização com os instrumentos e cultura da capoeira, aprendizagem dos movimentos.

Esportes: familiarização com as mais diversas modalidades de esportes, conhecimento de técnicas e regras, alongamentos, prática de esportes.

CIDADANIA E SAÚDE

Trabalhar com os participantes os direitos e deveres dos cidadãos, o cuidado com o eu, a compreensão do desenvolvimento infanto-juvenil. Temas: Convivência familiar; Educação, Limites, Drogas, Gravidez e IST, Violência. Realizar debates e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Realizar campanhas, dinâmicas, roda de conversa, formas lúdicas, para internalização dos temas.

CINEMATECA

Possibilitar estímulos para a reflexão, vivências, protagonismo e pertencimento, utilizando recursos como filmes, documentários e livros.

COMUNICAÇÃO E PROTAGONISMO

Construir a reflexão e comunicação com os usuários através de mídias (Facebook, Jornal e Rádio), estimulando novas habilidades, autonomia e protagonismo.

DANÇA

Manifestação cultural, incorporar a dança na convivência e socialização, desenvolver o conhecimento e domínio do corpo, desenvolvimento da criatividade, oferecer condições para que a criança e o adolescente melhore seu condicionamento físico aproveitando a técnica da dança.

INFORMÁTICA E MUNDO DO TRABALHO

Informática: conhecimentos de Informática Básica – MS Windows, MS Word, MS Excel, MS Power Point, MS Publisher e Internet.

Mundo do Trabalho: trabalhar conceitos sobre o mundo do trabalho com os adolescentes. Habilidades de informática e do uso correto das ferramentas para realização de currículo, busca de vagas, e-mails, linguagem adequada. Acompanhamento e orientação dos participantes sobre postura, como se comportar em uma entrevista, dinâmicas para desenvolvimento de autonomia, comunicação, entrevista simulada, apresentação das profissões etc.

JOGOS EDUCATIVOS

Tem como objetivo desenvolver habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais utilizando de jogos e brincadeiras. Assim como o desenvolvimento do protagonismo, autonomia e criatividade.

JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO (SENAR)

O programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo; das competências gerais que são requeridas por todo trabalho na agricultura e na pecuária; e das competências de empreendedorismo, requeridas para potencializar o existente espírito de empreendedorismo rural, seja para estimular mais inovações no interior das organizações existentes, seja para incentivar o nascimento de novos empreendimentos que assegurem renda e subsistência à população jovem capacitada.

LIDERANÇA

Trabalhar ações que despertem o protagonismo e a liderança. Atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, que favoreçam ambientes saudáveis, que despertem a autonomia e a pró atividade

MÚSICA

Percussão: Atividade voltada para as turmas C1 e C2. Oficina explora a musicalidade através da investigação sonora, utilizando o corpo e a voz como instrumentos por meio de atividades lúdicas e de brincadeiras do cotidiano infantil. Assim, antes de partir para os instrumentos, os participantes terão vivenciado o ritmo e a melodia por meio do próprio corpo, facilitando o processo de internalização e aprendizagem musical.

Violão: Atividade voltada às turmas C3, F1 e F2 - Iniciação ao violão (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos); prática dos acordes naturais, mudança de acordes, combinações harmônicas, vivência rítmica através de batidas (rasgueado e dedilhado). musica

PROJETO DE VIDA E RODA DE CONVERSA

Projeto de Vida: construir com os participantes seus projetos de vida de acordo com os seus interesses.

Roda de Conversa: trabalhar temas livres sobre as angústias e questões do desenvolvimento humano dos participantes, bem como a compreensão de seus sentimentos e emoções.Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções.

SEJA UM COLABORADOR

Devido ao número de crianças e adolescentes atendidas, contamos com sua atenção e colaboração, para que seja possível continuar essa importante obra.