OFICINAS

Conheça nossas oficinas socioeducativas.

PROJETOS 2020

OBJETIVO: Garantir o acesso a atividades recreativas, ao lazer e ao resgate cultural estimulando a criatividade, o desenvolvimento afetivo, a convivência social e possibilitar a formação cidadã e a construção de projetos de vida.

TEMAS: Resgates de brincadeiras, estímulo da criatividade, inserção de valores essenciais para desenvolvimento humano e a importância do brincar.

OFICINAS INCLUSAS: Reciclagem e Valores.
OBJETIVO: Garantir o acesso a atividades culturais, de esporte e de lazer estimulando o protagonismo e a melhoria do desenvolvimento das crianças e adolescentes na área social, cognitiva, motora e afetiva.

TEMAS: Cultura, esporte e protagonismo.

OFICINAS INCLUSAS: Cidadania, Cultura e Teatro, Esporte, Recreação e Capoeira, Dança, Saúde e Bem Estar, Informática, Música (violão, teclado e flauta) e Canto Coral e Percussão.

CAPOEIRA

A Capoeira vem como uma ferramenta importante para educação corporal, educacional, cultural e social. Este esporte brasileiro tem uma enorme riqueza em valores, beneficia aos seus praticantes uma boa conduta diante a sociedade, onde respeito com o próximo é a ferramenta fundamental para prática em que o conhecimento é compartilhado e a união de todos é o que complementa a roda de Capoeira.

O desenvolvimento motor, proporcionando uma melhora na qualidade de vida, a capoeira trabalha o corpo e a mente, o desenvolvimento vem como uma evolução e superação dos seus limites, proporcionando, portanto o aumento da agilidade, equilíbrio, lateralidade, força, flexibilidade, concentração, autoestima, disciplina, além do convívio e trabalho em grupo.

CIDADANIA, CULTURA e TEATRO

A oficina tem como objetivo permitir que os adolescentes reflitam sobre informações relacionadas ao exercício da vida cidadã. Sendo que a cidadania, no trabalho com o grupo, se constrói pelo reconhecimento e respeito às diferenças individuais, pelo combate aos preconceitos, as discriminações (econômica, política, sexual, cultural, etc.) e aos privilégios, pela participação no processo grupal, pela ampliação da consciência em relação aos direitos e deveres e pela confiança no potencial de transformação de cada um.

A oficina ainda propõe na cultura e teatro através de exercícios e jogos teatrais desenvolver a fantasia, a criatividade e a expressão corporal. As apresentações estimulam a espontaneidade, autoconfiança, oralidade, flexibilidade de raciocínio e traz melhoria na comunicação.

DANÇA

A oficina tem como objetivo desenvolver em seus participantes a sensibilidade simples e profunda perante a vida aproveitando a técnica da dança. Incorporar a dança em sua formação não como um mero repertório de movimentos, mas como um processo de desenvolvimento capaz de levar as crianças e adolescentes a questionar, refletir, sentir, observar e participar ativamente no mundo em que vive. Recuperar a dignidade através da arte, desenvolvendo a confiança, auto estima, fornecendo informação, incentivando a dedicação a pesquisa. Além de promover o desenvolvimento de talentos e potenciais do participante, preparando-o e incentivando-o a compartilhar os conhecimentos.

ESPORTE

A oficina visa o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, com o intuito de, ao mesmo tempo, inseri-los na prática esportiva propriamente dita. Atividades e brincadeiras que façam alusão aos movimentos realizados nas modalidades esportivas são realizadas, tornando assim, aptos a prática da mesma.

INFORMÁTICA

Um dos objetivos da introdução da informática na vida das crianças é que esta tecnologia estimule suas mentes e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais. Instigando-as ao aprendizado de forma dinâmica e entusiástica, mostrando como um computador funciona, como utilizá-lo, fazendo uso de jogos e vídeos para uma melhor compreensão e prendendo a atenção das mesmas.

SENAR - JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO

Programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo; das competências gerais que são requeridas por todo trabalho na agricultura e na pecuária; e das competências de empreendedorismo, requeridas para potencializar o existente espírito de empreendedorismo rural, seja para estimular mais inovações no interior das organizações existentes, seja para incentivar o nascimento de novos empreendimentos que assegurem renda e subsistência à população jovem capacitada.

MÚSICA

As Oficinas visam despertar e desenvolver nos participantes o interesse e o conhecimento necessário para a expressão maior da vontade humana que é a arte. Em especial a música, pela liberdade onde oferece a livre manifestação de expressão, permitindo um processo dialético buscando alcançar fins, senão outras que a convivência harmoniosa e a mentalidade cooperativa, grandes alicerces para vida e em especial uma ajuda para enfrentar as dificuldades ali no meio em que vive “a sociedade”.

Podemos classificá-la como uma linguagem ao mesmo tempo matemática e afetiva, que possibilita transpor limites geográficos e temporais, sempre inserida em um contexto social e cultural. Ela contribui para o desenvolvimento da criança e do adolescente nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. Ela provoca sentimentos de bem-estar, organiza os movimentos, promove uma melhor interação, desenvolve a atenção e a concentração, também favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir, da imaginação, memória, concentração, atenção, coordenação, postura, respeito ao próximo, e também, contribuindo para uma consciência no meio em que vive.

Coro ou coral é um grupo de cantores cantando várias canções e cada uma delas fazendo um tipo de voz diferente, distribuídos por categorias devidas suas tessituras vocais (grupo de notas que um músico consegue alcançar sem esforço, para que o timbre tenha a qualidade necessária).

A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical. Também realizamos a percussão com instrumentos cujo som é obtido através de: impacto (percussão), raspagem ou agitação, com o auxílio de baquetas. Esta categoria possui a maior parte instrumentos que são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.

O trabalho com a música é de extrema importância, pois, trabalhar com música, melhora a sensibilidade, aumenta a capacidade de concentração, o raciocínio lógico, a memória e a expressão corporal, além de ser um forte desencadeador de emoções.

RECICLAGEM - MEIO AMBIENTE

A oficina de Reciclagem tem como objetivo atrair e incentivar crianças e adolescentes a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas através do manuseio com diversos tipos de matérias; levando-os a conhecer e apreciar o belo, retratados de muitas formas, além de vivenciar e admirar a cultura. Através dos diversos trabalhos artísticos aprendem a expressar, a exercitar a paciência, a perseverança, a descobrir que se necessita de tempo e cuidado para se alcançar o objetivo.

Por meio das atividades manuais, encontramos também uma forma de diminuir o tempo ocioso de nossas crianças e principalmente os adolescentes, minimizando os riscos sociais de diferentes formas de exploração em que estão expostos, tendo a oportunidade de aprender conceitos que serão utilizados no dia-a-dia e durante toda vida. Oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer várias formas de arte tendo como principal objetivo a redução, reutilização e reciclagem dos materiais, estimulando-os a desenvolver a criatividade e imaginação.

A oficina do Meio Ambiente tem como objetivo a implementação de medidas que assegurem a preservação ambiental e conscientização dos participantes.

RECREAÇÃO

O brincar na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.

SAÚDE E ADOLESCÊNCIA

Tendo em vista a necessidade de conscientização dos adolescentes com relação à saúde, a transformação na adolescência, devido a puberdade e temas relacionados aos conflitos desta fase, prevenção e orientação, pretende-se através desta oficina, refletir sobre questões como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e na mente do adolescente, higiene e autocuidado, relacionamentos afetivos e o adolescente perante a sociedade, ressaltando direitos e deveres desse público.

VALORES

Essa oficina tem por objetivo, apontar a necessidade de educar em valores, em todas as fases da vida da criança e do adolescente, afim de que os mesmos aprendam desde cedo a conhecer, conviver, entender e respeitar o próximo e desenvolvam valores morais e éticos.

SEJA UM COLABORADOR

Devido ao número de crianças e adolescentes atendidas, contamos com sua atenção e colaboração, para que seja possível continuar essa importante obra.